A importância de acabamentos anti-chama em hospitais

acabamentos anti-chama

2 de fevereiro de 2018 / Postado por admin

Acabamentos antichama, ou corta-fogo, são importantes recursos complementares à segurança predial hospitalar e consequente preservação do patrimônio da empresa, da vida e saúde dos pacientes.

Sistemas de prevenção e controle de incêndio são fundamentais em locais com grande circulação e permanência de pessoas, como escolas e hospitais, sendo, inclusive, parte das exigências para concessão de alvará de funcionamento, como o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Além da existência de escadas e saídas de emergência, portas corta-fogo, barra antipânico, sinalizações de rota de fuga e de planos de evacuação, os acabamentos de pisos e paredes que auxiliam no combate às chamas, retardando a dissipação do fogo e fumaça, podem ser fundamentais na contenção de incêndios em hospitais.

Descubra a importância de incluir acabamentos antichama nos seus projetos, conheça os materiais disponíveis no mercado e colabore para a construção de ambientes hospitalares mais seguros.

Importância dos acabamentos antichama

Certificações e acreditações

Algumas das principais certificações e acreditações para hospitais, como a NIAHO – Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde e a Joint Commisison International incluem requisitos relacionados às condições de segurança contra incêndios no ambiente hospitalar.

Uma edificação que inclui acabamentos antichama ganha pontos nas avaliações de segurança destas instituições.

Uma obra com estas certificações, sem dúvida, agrega valor ao seu portfólio profissional.

Responsabilidade técnica

Como entre as atribuições do engenheiro está a elaboração do projeto de sistema de prevenção contra incêndio e a responsabilidade técnica do exercício da profissão decorre das atividades de projeto e execução, o profissional pode ser responsabilizado nas esferas civil e penal em decorrência de fatos considerados crimes, como os incêndios.

Além de estar de acordo com RDC 50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), um projeto com especificações técnicas dentro dos critérios de segurança, que inclua materiais de acabamento antichama, colabora para aumentar a segurança da obra e para consolidar um portfólio profissional respeitável.

Tipos de acabamentos antichama

Como a prevenção e controle de incêndios deve ser facilitada por características incorporadas

ao próprio projeto, a escolha de bons acabamentos antichama é fundamental neste processo.

Para um material ser considerado antichama, deve ser avaliada sua reação ao fogo, como o seu grau de combustibilidade e emissão de gases tóxicos durante os processos de combustão.

Atualmente, existem acabamentos que permitem o cuidado estético do projeto de interiores ao mesmo tempo que garantem a segurança contra incêndios.

Os produtos para acabamentos antichamas mais comuns são:

Verniz

O verniz antichama oferece acabamento transparente e é indicado para aplicação em superfícies externas com alta abrasão, expostas ao tempo, limpeza constante e com grande circulação de pessoas. É recomendado para aplicação em forros e pisos de madeira, rodapés e divisórias.

Solução retardante

Solução incolor, inodora e atóxica indicada para aplicação em superfícies de madeira crua, celulose, materiais fibrosos e fibras naturais, como carpetes, sapés, piaçavas e palhas.

Selante corta-fogo

Produto a base de silicone, também chamado de firestop, oferece vedação de frestas e vãos para aumento do tempo de resistência ao fogo.

Indicado para aplicação em juntas, tubulações, portas e janelas, o selante corta-fogo pode ser aplicado em superfícies de concreto, rocha, placas de gesso acartonado ou silicato de cálcio, assim como metais, vidros e plásticos.

Tinta

Madeira

A tinta intumescente para madeira é feita à base de água e tem aparência de pintura convencional.

É indicada para acabamento em ambientes internos e externos e pode ser aplicada em portas e divisórias de madeira, escadas, telhados, vigas e colunas de madeira.

Paredes

A tinta intumescente para alvenaria e Drywall é acrílica à base de água, e oferece acabamento semelhante à pintura convencional.

É indicada para aplicação como revestimento de paredes em placas de gesso acartonado, paredes de alvenaria, paredes de concreto, forros de gesso acartonado e paredes de Drywall.

Revestimento intumescente

Estruturas metálicas

O revestimento intumescente à base de água para estruturas metálicas, tem acabamento muito parecido às pinturas convencionais.

É indicado para aplicação em superfícies metálicas em aço, perfis laminados ou soldados.

Cabos elétricos

Revestimento flexível, com aparência de pintura convencional, indicado para aplicação em eletrocalhas, dutos, shafts e passagens de cabos.

Os acabamentos arquitetônicos antichamas ajudam a retardar a propagação do fogo e o desenvolvimento de fumaça devido às suas propriedades químicas, que causam carbonização ou intumescência do material ao contato com o fogo.

Desta forma, com o uso de acabamentos antichamas, é possível limitar a velocidade de produção de calor, controlar a migração do foco de incêndio e criar barreiras físicas para o processo de combustão, garantindo a estabilidade estrutural da edificação e a preservação de vidas.

Gostou deste artigo sobe a importância de acabamentos antichama em hospitais?  E você? Já tem incluído acabamentos antichama em seus projetos? Conte pra gente nos comentários.