O que levar em consideração na hora de escolher portas de madeira?
23 de novembro de 2018 / Postado por admin
Uma porta de entrada é o cartão de visita de uma casa e deve ser bonita o bastante para causar uma boa primeira impressão.
Além disso, as portas de madeira escolhidas para o projeto de construção ou reforma da sua casa devem ser resistentes o suficiente para suportar o vento, a chuva e o sol escaldante. Também devem resistir aos danos causados por possíveis intrusos.
Infelizmente, escolher uma porta que atenda a todas essas necessidades não é uma tarefa fácil – algumas portas empenam, descascam ou racham com o passar dos anos.
Para te ajudar, preparamos algumas dicas de como escolher as melhores portas de madeira para o seu projeto! Acompanhe!
Como escolher portas de madeira
Não compre portas muito baratas
Versatilidade e beleza são o forte das portas de madeira. Elas podem ser encontradas no padrão carvalho, cerejeira, nogueira, mogno e pinho. Essas portas são resistentes e ideais para projetos arquitetônicos variados, que vão do rústico ao moderno.
Uma porta durável precisa ser de qualidade, o que garantirá que não irá empenar ou enferrujar com pouco tempo de uso. Por isso, ao comprar portas de madeira, não leve em consideração apenas o preço. Itens de qualidade, geralmente, não são as opções mais baratas.
Saiba qual tipo de porta escolher
É possível escolher entre três tipos de porta de madeira para o projeto da sua casa, a porta oca, a semioca e a maciça:
– Oca: como o próprio nome indica, é uma porta vazia revestida por lâminas de madeira. Não deve ser usada como porta de entrada e nem em locais de uso frequente, uma vez que é pouco resistente.
– Semioca: A porta semioca, assim como a porta oca, possui revestimento de lâminas de madeira, mas possui um enchimento. Pode ser usada nos cômodos internos da casa, como quartos e salas.
– Maciça: Feita de madeira maciça é uma porta resistente e durável, porém a opção mais cara. Deve ser usada como porta de entrada, em locais com grande fluxo de pessoas e em locais que podem receber umidade.
Escolha a largura certa para cada espaço
Portas de madeira podem ser encontradas em diversas larguras. As portas mais largas facilitam o acesso de pessoas com deficiência física ou em cadeiras de roda. Também permitem a passagem de móveis ou objetos maiores e são mais elegantes.
As portas de entrada de uma casa devem ser mais largas que as portas do interior. No entanto, cada espaço tem uma necessidade e a porta escolhida deve se ajustar a elas. Por exemplo, casas com crianças ou idosos exigem portas mais largas. As larguras padrão de portas de madeira são as seguintes:
– 2,10 x 0,70
– 2,10 x 0,80
– 2,10 x 0,90
– 2,10 x 1,00
– 2,15 x 1,20
Descubra qual modelo é o ideal para o seu projeto
Existem diferentes modelos de de portas de madeira. Algumas oferecem privacidade e ainda permitem a entrada de luz. Outras são ótimas economizadores de espaço. Descubra qual modelo é o ideal para a sua casa:
– Portas de correr são a solução perfeita para pequenos espaços. Como não se abrem para nenhum cômodo, não esbarram em móveis e nem impedem a passagem de um lado ao outro. Uma porta de correr com painéis de vidro permite que uma lavanderia e uma cozinha compartilhem a luz externa e cria uma separação capaz de preservar a limpeza e a organização.
– Portas de vidro, assim como as janelas, são uma parte fundamental da composição de um espaço. Incorporar uma porta de madeira com vidro em um espaço permite adicionar um pouco de charme ao seu projeto.
– A porta pivotante é é projetada para se fixar à parede, sem batente, moldura ou moldagem. Elegante, eficiente e moderna, essa porta contribui para o fluxo ininterrupto de uma casa contemporânea.
Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher as portas de madeira do seu projeto, que tal descobrir algumas dicas de decoração para espaços pequenos?