Modelos de portas: qual material escolher?
28 de dezembro de 2018 / Postado por admin
Está em dúvida sobre qual material escolher para os modelos de portas do seu projeto de construção ou reforma? O material deve ser escolhido de acordo com o espaço onde a porta será instalada.
Portas semisólidas, por exemplo, são ideais para os ambientes internos de uma casa. Já modelos de portas de entrada devem ser resistentes e preferencialmente oferecer isolamento termoacústico. Além disso, dependendo de sua posição, precisam resistir bem as adversidades do clima.
Quer saber qual material escolher para cada porta da sua casa? Continue a leitura!
Qual material escolher para os modelos de portas do meu projeto?
Porta de madeira
Porta de madeira maciça
Uma porta de madeira nobre maciça oferece a um projeto a beleza e a alta qualidade que muito materiais tentam imitar. Esse tipo de porta pode ser usada como porta de entrada, uma vez que a madeira maciça é muito resistente a chuva e ao vento, além de oferecer um excelente conforto termoacústico a um ambiente. Podem ser encontradas em diferentes tipos de madeira como mogno, imbuia ou angelim e aqui o objetivo é se manter a característica de cor natural da madeira com verniz. Uma porta nessas características é muito resistente a impactos e pode durar muitos anos sem se deformar, descascar ou trincar.
Uma porta de madeira dura (estrutura da porta) revestida com compensado naval é ideal para uma porta com a mesma função da descrita acima, só que será uma porta preparada para pintura, em função do compensado naval ser mais liso e uniforme do que a madeira natural.
Portas semisólidas
As portas usadas nos espaços internos de uma casa podem ser mais leves e, geralmente, são semisólidas. Tem boa durabilidade, em termos de peso tem uma boa correlação com a porta de madeira sólida pois possuem pouco mais que 50% de madeira. Dê preferência para portas que tenham uma chapa de cada lado pelo menos de 4mm de espessura para evitar que a estrutura interna de madeira retrate no acabamento de pintura com acabamento fosco (acabamento brilhante não pode utilizar este tipo de porta). Existem portas com este material que são resistentes a umidade e podem ser utilizados em banheiros por exemplo.
Portas semiocas
Também chamadas de colméia, contam apenas com a estrutura na borda em madeira, e tem o seu preenchimento com papelão dobrado (daí o nome colméia). São muito mais leves que uma porta construída com outras técnicas descritas acima, podem ser duráveis dependendo da sua utilização e cuidados para com a mesma.
Qualquer porta acima que não tenha certificação de resistência a umidade não devem ser instalada em locais com muito umidade, como banheiros ou lavanderias, e para sua limpeza deve ser considerada quão cauteloso você deve ser para utilização de água (portas a prova d’água ou apenas resistentes a umidade).
Porta sólida
Uma porta sólida é feita de forma semelhante a uma de semisólida, no entanto, nesse caso, o espaço dentro da estrutura é preenchido com um aglomerado sólido, as vezes chamado de bondoor, ou pode ser preenchido 100% com sarrafos de madeira. Embora seja muito resistente não é tão durável quanto modelos de portas de madeira maciça.
Resistem bem a impactos, mas tem a sua durabilidade reduzida quando exposta à chuva e ao sol, por isso, deve ser usada em espaços cobertos como entradas de apartamentos ou garagens também cobertas.
Esse modelo de porta pode receber um revestimento externo em diferentes padrões de madeira assemelhando-se muito a uma porta maciça ou ter algum revestimento preparado para uma pintura lisa e bastante sofisticada.
Porta de fibra de vidro ou PVC
Portas de fibra de vidro ou de PVC possuem superfícies lisas, mas também podem ser encontradas com texturas externas semelhantes a madeira. Além disso, alguns modelos de portas de fibra de vidro recebem um acabamento final acetinado ou uma pintura fosca, de acordo com o projeto onde será instalada.
As portas de fibra de vidro ou de PVC resistem melhor ao teste do tempo que as portas de aço. Exigem muito pouca manutenção.
Uma grande diferença entre os dois materiais está na questão da resistência a impactos. O PVC é bem mais resistente a impactos que a fibra de vidro. Por conta disso e pela facilidade de limpeza as portas de PVC começam a ser bastante utilizadas em espaços de saúde como grandes clínicas e Hospitais.
Porta de aço
Portas de aço são relativamente baratas e oferecem boa segurança, por isso podem ser usadas como portas de entrada ou de acesso a garagem. No entanto não é comum que se use esse modelo de porta em espaços internos de uma casa, como quartos e cozinhas. As portas de aço não boas opções para espaços onde possam receber chuva ou umidade.
Exigem pouca manutenção e são eficientes em termos energéticos, embora a adição de painéis de vidro possam afetar essa característica.
E, embora normalmente exijam pouca manutenção, os amassados são difíceis de consertar e os riscos podem enferrujar se não forem imediatamente pintados.
Agora que você já sabe qual material escolher para os diferentes modelos de porta do seu projeto, que tal descobrir qual puxador de porta usar?