Gestão de Suprimentos: Como otimizar na construção civil?
29 de setembro de 2017 / Postado por admin
A gestão de suprimentos diz respeito ao gerenciamento do fluxo de recursos utilizados para satisfazer as demanda da construção civil, como materiais e mão de obra.
A gestão de suprimentos também pode se referir a competência necessária para gerenciar combinações de recursos.
Os fornecedores de produtos básicos tendem a ser mais focados em preços, enquanto os fornecedores estratégicos são mais focados na qualidade e no prazo de entrega.
O gerenciamento da cadeia de suprimento requer uma perspectiva holística e uma visão das organizações como partes de um processo. Isso requer a capacidade de olhar além das fronteiras organizacionais e um reconhecimento da interdependência das organizações.
A gestão de suprimentos na construção civil
O gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve a compreensão da rastreabilidade de produtos e serviços, organizações, logística, pessoas, atividades, informações e recursos que transformam matérias-primas em um produto acabado que seja adequado a sua finalidade.
Os edifícios estão se tornando cada vez mais complexos e requerem cada vez mais insumos de fornecedores especializados. Ao mesmo tempo, há uma crescente fragmentação da indústria, como pode ser visto pelo crescimento da variedade de produtos e pela fragmentação de atividades ligadas a engenharia.
A cadeia de suprimentos é relativamente estável e a indústria é baseada em projetos com pontos definidos de início e fim e uma separação tradicional entre a fase do projeto e da construção.
A demanda é tratada como uma série de projetos construídos por coalizões temporárias. Tudo isso tem um impacto nas relações organizacionais.
Os relacionamentos de um projeto são de curto prazo e, geralmente, são informais e focados no projeto e não no negócio. As relações entre as competências variam de projeto para projeto.
A falta de continuidade resultante impede a inovação e a melhoria do processo, bem como o desenvolvimento de relacionamentos mais complexos. O cliente também pode ter um impacto na rota de aquisição e na escolha de fornecedores estratégicos.
Como tornar a gestão de suprimentos eficiente?
Uma maneira de tornar a gestão de suprimentos eficiente visa buscar integração dos participantes, ou seja, envolver diferentes atores envolvidos na execução das obras, tais como fornecedores, empresas de construção e clientes. Esta integração pode ser feita através de acordos e alianças entre as partes interessadas.
Por exemplo, integrando fornecedores de matérias primas e suplementos por meio de negociações em termos de ganha-ganha e procurando chegar a acordos de longo prazo.
Através desses acordos podem ser obtidas muitas vantagens, entre as quais podemos citar: o apoio de fornecedores no desenvolvimento do projeto, a entrega de produtos inovadores, a garantia de que os materiais fornecidos atendam a qualidade exigida e a certeza de que os produtos serão entregues nos horários agendados, nos locais necessários e em condições econômicas favoráveis.
Essa parceria garantirá que produto final exceda as expectativas dos clientes, sem que isso signifique custos mais elevados para as empresas de construção.
Finalmente, o setor da construção é muito importante para as economias dos países, devido ao seu efeito multiplicador. O crescimento da construção faz com que as indústrias relacionadas, tais como fábricas de cimento e ferro cresçam, criando novos empregos.
A Prenova fornece produtos de qualidade para o seu projeto. Entre em contato com a gente!