Manutenção de Portas automáticas x Portas com mola de piso
3 de agosto de 2018 / Postado por admin
A sua empresa conta com portas automáticas para a entrada e saída dos seus clientes?
Ou o edifício é composto apenas por portas não automáticas, geralmente com molas de piso?
Seja qual for o caso, é importante que as portas da sua empresa passem por uma manutenção cuidadosa e periódica – esse processo é capaz de mantê-las funcionais por um longo período de tempo. Isso é verdade tanto para portas não automáticas como para as portas automáticas.
Muitos dos clientes optam pelas portas automáticas para ter um requinte maior durante a entrada e também para fugir da manutenção recorrente das molas de piso das portas não automáticas.
Você sabia que mesmo optando por esta solução mais moderna, se a manutenção de portas automáticas não for feita de forma correta, esse equipamento pode acabar danificado antes de atingir a vida útil total estipulada pelo projeto?
Manutenção de portas automáticas – limpeza
As portas não automáticas que funcionam por mola sofrem um processo constante de desajuste da mola por precisarem ser manipuladas por meio de força. Por conta deste “fator de desgaste” que acaba por fazer a mola perder a força necessária para mante-la fechada em função do vento e do seu manuseio, o investimento em portas automáticas acaba valendo a pena a médio prazo.
As portas automáticas de boa qualidade raramente quebram. Na maioria das vezes, esse equipamento só não funciona de forma correta caso ocorra algum acidente ou dano causado por terceiros.
Apesar disso, para aumentar a sua durabilidade é importante cuidar da sua manutenção e limpeza.
Toda a porta, assim como as suas guias, devem ser limpas regularmente para evitar o acúmulo de sujeira e poeira que possam impedir que a porta deslize corretamente. Antes de começar a limpeza da porta, o mecanismo deve ser travado – no modo aberto ou fechado – para que o processo de limpeza não danifique o equipamento. Além disso, o vão da porta deve estar sempre limpo e sem obstruções que impeçam o mecanismo de abre e fecha.
Manutenção de portas automáticas – preventiva
Sob um programa básico de manutenção, os profissionais certificados são enviados ao local para inspecionar as portas automáticas em intervalos de tempo especificados, geralmente entre 6 a 12 meses de uso.
Durante essas inspeções, os técnicos verificam detalhadamente os diferentes componentes da porta, certificando-se de que todos estejam de acordo com os padrões especificados pelo fabricante. As velocidades de abertura e do fechamento, os sensores da porta também devem ser avaliados. O estado e a integridade do vidro e as engrenagens também devem ser verificadas, e todos esses itens deverão ser ajustados ou substituídos dependendo de sua condição.
Troca programada de kit’s de peças
Sob um programa de manutenção de portas automáticas, suas portas serão inspecionadas e reparos de manutenção preventiva de rotina serão executados após um período de tempo predeterminado ou um número de ciclos.
O cuidado adequado significa que algumas peças devem ser substituídas ou reparadas por uma empresa especialista no reparo de portas automáticas, como a Prenova. Você pode comparar o funcionamento de uma porta automática ao funcionamento de um carro. Quando os pneus ou luzes apresentam algum defeito, isso não significa que você deve comprar um carro novo, mas sim corrigir os problemas e o carro passará a funcionar perfeitamente. A manutenção completa geralmente é estruturada a cada 5 anos para um cliente de médio tráfego, e significa na prática a troca de itens de desgaste mecânico.
A cada dois anos em geral é importante a troca da bateria, responsável por gerenciar o funcionamento de emergência da porta e armazenar a calibragem da porta nos casos de perda de energia.
Agora você já sabe mais sobre manutenção de portas automáticas. Precisando de mais informações sobre portas automáticas para a sua empresa? Entre em contato com a Prenova agora mesmo!