Acessibilidade para deficientes: 3 dicas essenciais
21 de setembro de 2018 / Postado por admin
Por que é tão importante se preocupar com acessibilidade para deficientes?
Um relatório recente da OMS revelou que cerca de 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Por isso, ao planejar cada espaço de uma empresa, é preciso considerar os possíveis problemas de acessibilidade que os usuários terão. Barreiras contra a acessibilidade incluem barreiras visuais, que dificultam o acesso de pessoas daltônicas, por exemplo, e barreiras contra a mobilidade, que dificultam acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Uma empresa projetada para ser acessível para usuários com alguma deficiência permitirá que, praticamente, qualquer um possa usar e aproveitar de todos ambientes, qualquer que seja o contexto. Projetar para acessibilidade, portanto, é projetar para todos os usuários. Confira algumas dicas essenciais de acessibilidade para deficientes no post de hoje!
Acessibilidade para deficientes – Preste atenção ao layout
Ao projetar um empresa pensando na acessibilidade é preciso pensar cuidadosamente o layout de cada espaço. Todos os ambientes foram pensados para facilitar a circulação de pessoas com mobilidade reduzida?
A empresa deve possuir salas espaçosas, com entradas e saídas bem distribuídas e bem sinalizadas. Caso algum ambiente da sua empresa não conte com rampas de acesso, uma rampa temporária deverá ser instalada e cada escada de acesso deve possuir corrimões e carpetes anti-derrapantes.
Também é importante fornecer assentos especiais para cadeirantes, usuários de scooters motorizados e pessoas acompanhadas por cães guias ou por intérpretes de sinais.
Caso a sua empresa possua um buffet self-service, um funcionário deve estar sempre disponível para auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida, levando as refeições diretamente na mesa. Além disso, forneça instalações adequadas para cães guias com tigelas de água, comida e áreas para circulação.
Acessibilidade para deficientes – cuide da qualidade do som
Caso a sua empresa realize reuniões ou palestras abertas ao público externo, deve providenciar um sistema de indução para usuários com deficiência auditiva – esse sistema pode ser facilmente contratado a um custo mínimo. Além disso, fique atento ao volume do som, pois níveis altos são extremamente dolorosos para pessoas que usam aparelhos auditivos auxiliares.
Todos as salas da sua empresa devem estar sempre limpas, bem-arrumadas e não devem possuir tapetes e nem degraus. Também é preciso estar atento para que o ambiente não tenha nenhum odor forte causado por tinta fresca ou por produtos de limpeza, para que pessoas alérgicas possam entrar no recinto sem problema.
Fique atento a iluminação
Todas as salas da empresa devem ser bem iluminadas, o que permite o acesso tanto de deficientes visuais como de deficientes auditivos, uma vez que uma boa iluminação possibilita a leitura labial. Além disso, as luzes devem ser ajustadas para facilitar a locomoção e uma fácil visualização dos móveis de de cada sala da empresa.
É importante observar, que o uso de luzes estroboscópicas pode induzir ataques epilépticos e enxaquecas em algumas pessoas. Por isso, evite o uso de iluminação estroboscópica, mas caso isso não seja possível, avise aos seus clientes que alguns efeitos “especiais” são usados na iluminação da sua empresa.
Agora que você já conhece algumas dicas essenciais de acessibilidade para deficientes, que tal se informar um pouco mais sobre portas para cadeirantes?