Hotéis sustentáveis: reduza o consumo de energia com ajuda das portas automáticas
9 de novembro de 2018 / Postado por admin
Reforçando a responsabilidade com o meio ambiente, os hotéis sustentáveis buscam, por meio da utilização de novas soluções de design e arquitetura, utilizar produtos ecologicamente corretos, capazes de economizar energia.
Essas medidas são, de fato, muito importantes para o meio ambiente, mas também são eficazes como estratégia de marketing, capazes de gerar receitas e deixar seus hospedes mais felizes e satisfeitos.
No post de hoje vamos apresentar algumas maneiras de reduzir o consumo de energia, usadas por alguns hotéis sustentáveis. Boa leitura!
Hotéis sustentáveis – 5 dicas para economizar energia
Porta automática
Uma porta automática é um elemento-chave de um projeto de arquitetura sustentável. Além de contribuir para a beleza e sofisticação de um projeto, a porta automática possibilita uma excelente vedação, fazendo com que o calor e o frio não escapem do ambiente.
Ao reduzir a necessidade do uso de ar condicionado ou de aquecedor, é possível economizar energia.
Telhado verde
Os telhados verdes podem ser considerados uma inovação em projeto de arquitetura sustentável. Esses jardins suspensos reduzem o consumo de energia, uma vez que são bons isolantes térmicos e não irradiam calor. Além disso, ajudam a reduzir a poluição do ar e as emissões de gases do efeito estufa.
Um exemplo é o jardim verde instalado no telhado do El Portal, um hotel boutique em Sedona, Arizona. O projeto conta com um telhado de flores e árvores silvestres, tornando o hotel um lugar agradável e sedutor.
Mobiliário sustentável
O uso de materiais e mobiliários sustentáveis em quartos remodelados são ótimas maneiras de praticar a sustentabilidade.
O Yosemite Lodge at the Falls renovou todos os seus quartos usando tintas vegetais, carpetes e azulejos de materiais recicláveis e móveis fabricados com mudas de nogueira do meio oeste dos Estados Unidos, conhecida como uma das madeiras mais resistente do mundo. Por ser proveniente de uma área de reflorestamento certificado, móveis produzidos com essas nogueiras são considerados “amigos do meio ambiente”.
Lâmpadas LED
Uma iluminação adequada é extremamente importante para que todos os hóspedes de hotéis sustentáveis se sintam tranquilos e relaxados. No entanto, devido às longas horas de funcionamento de um hotel, a iluminação contribui significativamente para um alto consumo de energia. Usar lâmpadas LED pode ajudar a reduzir os custos com energia e também reduzir os custos com trocas de lâmpadas e ar-condicionado.
O Sheraton Stamford Hotel, em Connecticut, concluiu recentemente um upgrade de iluminação LED em todo o complexo. Com a mudança, será possível economizar em torno de 7.412.770 kWh ao longo da vida útil da construção.
Soluções de conservação de água
Edifícios comerciais são responsáveis por grande parte do consumo total de água das cidades. Nos hotéis, o maior gasto vem dos banheiros, lavanderias, cozinhas e paisagismo. Os hotéis podem, portanto, se beneficiar da utilização de práticas eficientes em termos de consumo de água, aprimorando seus equipamentos e melhorando as suas operações.
O InterContinental Hotel Group fez exatamente isso com seu Programa Green Engage, que tem por objetivo reduzir o consumo de água em até 25%. O hotel também passou a usar aeradores, que podem ser facilmente instalados em torneiras e em aparelhos energeticamente eficientes, como lavadoras, secadoras, lava-louças e muito mais.
Painel solar
Todo hotel tem hóspedes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, muita energia é consumida todos os dias. A utilização da energia solar pode ajudar a suprir grande parte das necessidades energéticas de hotéis sustentáveis. A energia solar não é apenas econômica, mas também necessita de baixa manutenção, é confiável e flexível.
Como a sustentabilidade é hoje um grande fator para sucesso de um hotel, é importante criar projetos sustentáveis, capazes de encantar e fidelizar seus hóspedes.
Agora que você já sabe como economizar energia em projetos de hotéis sustentáveis, que tal descobrir como decorar ambientes pequenos?