Planejamento de compra de materiais: como torná-lo mais eficiente
9 de março de 2017 / Postado por admin
No ramo da construção civil, o planejamento de compra de materiais é crucial para as empresas adquirirem tudo o que precisam e para suas atividades serem realizadas sem quaisquer interrupções.
Sem esse planejamento, elas correm o risco de não terem os materiais de que precisam na hora certa, o que pode atrasar a obra e aumentar drasticamente os seus custos.
É claro que a forma como o planejamento é feito varia conforme o porte da empresa. Porém, existem alguns fatores que tornam o planejamento de compra mais eficiente e que se aplicam a qualquer corporação.
A seguir, daremos algumas dicas que irão ajudá-lo a tornar o planejamento de compra de materiais da sua empresa muito mais eficiente.
Como fazer um planejamento de compras mais eficiente
1. Integre as diversas áreas
O planejamento de compra de materiais envolve três setores da empresa:
– Vendas, cujas demandas definem tanto as saídas de materiais do estoque como a realização de compras futuras;
– Financeiro, que autoriza a compra de materiais;
– Produção, que depende diretamente das compras realizadas para poder funcionar.
Algumas empresas possuem também um setor de controle de qualidade, que estabelece padrões mínimos para materiais a serem comprados.
Essas áreas devem estar sempre alinhadas para que o planejamento ocorra de forma eficiente. Caso contrário, a empresa corre risco de comprar mais material do que realmente precisa, o que pode impactar negativamente o seu caixa.
2. Escolha fornecedores extremamente confiáveis
Um planejamento de compras bem sucedido também dependerá de fornecedores confiáveis. Se algum deles atrasar a entrega, ou entregar materiais com uma qualidade abaixo do esperado, o planejamento fracassará, e a obra será prejudicada. É por isso que não se pode escolher qualquer fornecedor, é preciso analisar cada um disponível no mercado, levando em conta os seguintes fatores:
– Preço;
– Prazo de entrega;
– Qualidade da mercadoria;
– Qualidade do atendimento;
– Condições de pagamento;
– Suporte pós-venda;
– Grau de confiança;
– Experiência no mercado;
– Possibilidade de personalização dos projetos;
– Possibilidade de instalação, no caso de materiais de acabamento, como portas.
3. Alinhe o estoque às demandas
O estoque de material deve estar sempre alinhado com as demandas. Não deve haver muito material, nem pouco. Se houver muito, o caixa pode ficar defasado. Se houver pouco, as obras serão paralisadas até que o material seja entregue pelos fornecedores. E enquanto a equipe espera por essa entrega, o tempo de conclusão da obra é prolongado, os custos elevados e a experiência dos clientes afetada.
4. Tenha uma equipe bem treinada
Assim como qualquer outro processo, o de compra de materiais tende a funcionar melhor quando os colaboradores das diversas áreas estão bem treinados e sabem exatamente o que fazer. Eles precisam estar devidamente motivados para que se comprometam com as metas da empresa. Não podemos esquecer que uma equipe realiza um trabalho muito melhor se ela contar com o apoio de tecnologias de gestão atuais.
5. Defina um plano B
Se você seguiu todas as dicas anteriores, e escolheu fornecedores confiáveis e comprometidos, não precisará se preocupar tanto com a definição do plano B. Esse plano consiste em manter um bom relacionamento com aqueles fornecedores que não foram escolhidos, para que, quando algum problema ocorrer (como de atraso na entrega, por exemplo), a empresa ter a quem recorrer a fim de evitar prejuízos.
Viu quantos fatores precisam ser considerados para um bom planejamento de compra de materiais? Se conhecer algum outro, aproveite para falar sobre ele nos comentários!