Segurança corporativa: 6 medidas para garanti-la

segurança corporativa

21 de abril de 2017 / Postado por admin

Segurança corporativa. Nos últimos anos, esse tem sido um tema bastante discutido por gestores e profissionais que, a cada dia que passa, ficam mais preocupados com a segurança de suas empresas.

E para garantir a segurança corporativa e impedir que ele seja alvo de assaltantes, vândalos e pessoas mal-intencionadas, é preciso adotar uma série de medidas.

Confira quais são elas a seguir:

1. Controlar o acesso à empresa e aos seus ambientes

O controle de acesso de uma empresa deve englobar desde o hall de entrada até os departamentos em que os colaboradores trabalham. Ele deve ser feito por meio de fechaduras eletrônicas, cartões de acesso ou sistemas biométricos. Com esses dispositivos, é possível impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso ao escritório em geral e a certos ambientes restritos.

2. Exigir a identificação de visitantes

Não importa quem seja. Toda pessoa que não trabalhe na empresa e que queira entrar nela precisa se identificar. Isso impede que pessoas não autorizadas se infiltrem no ambiente empresarial e tenham acesso aos computadores, roubem documentos, agridam colaboradores, etc. Se o visitante for um cliente, fornecedor ou parceiro, ele deve mostrar na entrada a autorização dada por algum gestor para ter acesso ao ambiente corporativo.

3. Implemente um sistema de alarme

Um sistema de alarme é composto por vários dispositivos de segurança. Os principais são os sensores, que podem ser de movimento, de abertura de portas e janelas, de quebra de vidro, etc. Eles detectam a presença de pessoas mal-intencionadas no escritório, emitem um alarme e acionam os gestores da empresa e a polícia, para que eles tomem as medidas necessárias.

4. Adote um sistema de monitoramento 24 horas

Os principais componentes dos sistemas de monitoramento são as câmeras e os sensores de imagens, que possibilitam o controle visual de quem chega, entra e sai do ambiente corporativo. Esses dispositivos ajudam no controle de acesso e são úteis principalmente para identificar visualmente as pessoas que entraram na empresa ou em algum de seus ambientes sem autorização.

5. Contratar uma equipe de segurança treinada

Não se pode contratar qualquer pessoa para cuidar da segurança corporativa. O profissional precisa ser treinado por uma escola especializada em segurança e, se usar algum tipo de arma, ter autorização para isso. O ideal é contratar o serviço de empresas de segurança privada, que disponibilizam profissionais treinados para proteger ambientes corporativos e lidar com qualquer tipo de situação que os ponha em perigo.

6. Verificar o estado de portas, portões e janelas

Fechaduras eletrônicas, cartões de acesso e sistemas biométricos impedem que pessoas não autorizadas abram portas e portões. Mas se eles não estiverem em bom estado, ou não forem muito resistentes, os dispositivos não conseguirão barrar o acesso e os indivíduos poderão arrombá-los. Por isso, é preciso se atentar também à resistência das portas e portões na hora de instalar os dispositivos de controle de acesso.

As janelas também requerem atenção, pois pessoas mal-intencionadas podem entrar no escritório por meio delas. Nesse caso, é preciso instalar sensores de movimento próximos a elas. No mercado, existem sensores que detectam a quebra de vidro. Eles são importantes principalmente para as empresas que utilizam muitos vidros em sua fachada para aproveitar a luz solar.

Nem toda empresa conseguirá colocar todas essas medidas em prática, devido à falta de recursos financeiros ou mesmo de necessidade, se seu ambiente não precisar de tanta proteção. Mas a medida que toda empresa deve tomar, independentemente de seu porte, é o controle de acesso, já que por meio dele é possível impedir a entrada de indivíduos que podem gerar prejuízos e, assim, garantir a segurança corporativa.

Quais dessas medidas você já está tomando para garantir a segurança corporativa da sua empresa? Conte para a gente no campo de comentários!

PR_CTA_eBook01_GestaoAcesso