Acabamentos para construção: como escolher o melhor fornecedor?
31 de março de 2017 / Postado por admin
Os acabamentos são os itens que dão beleza e elegância ao ambiente construído. E por terem grande relevância em projetos arquitetônicos, a escolha de seus fornecedores deve ser feita com muito cuidado para que a construção não seja impactada.
A seguir, mostraremos alguns fatores que devem ser levados em conta na hora da escolha do fornecedor de acabamentos para construção. Confira:
5 fatores a serem considerados na escolha do fornecedor
1. Prazo de entrega
Os acabamentos são instalados nas últimas etapas da construção. E como nessas etapas muitas obras trabalham com um cronograma ‘apertado’, ou até mesmo já ultrapassaram o prazo de entrega, é fundamental que o fornecedor entregue os acabamentos rapidamente após a sua compra. Quanto menor for o prazo de entrega, mais rápido as últimas etapas da obra serão concluídas e menores serão os custos.
2. Qualidade dos produtos
Fornecedores que oferecem ótimos preços e prazos de entrega, mas disponibilizam acabamentos de qualidade inferior, jamais devem ser escolhidos. Afinal, o barato pode sair caro. Acabamentos de baixa qualidade podem apresentar problemas antes da entrega da obra ou após o seu término, quando esta começar a ser usada. E problemas geram mais custos e frustrações.
É por isso que o fornecedor deve, além de oferecer bons preços e prazos de entrega, disponibilizar aos seus clientes acabamentos de alta qualidade, que sejam desenvolvidos com o que há de mais moderno na indústria. Esses produtos devem ser duráveis, fáceis de instalar e, claro, cumprir o seu papel básico, que é o de proporcionar beleza e elegância aos ambientes.
3. Instalação
Como dissemos anteriormente, as últimas etapas de uma obra são as mais conturbadas devido aos prazos de entrega estourados ou quase estourando. E durante essas etapas, o que os responsáveis pela obra menos querem é ter o trabalho de instalar os acabamentos. Isso porque, para essa tarefa, eles precisarão destinar uma equipe, orientá-la e acompanhar todo o trabalho para que ele seja bem feito.
Isso gera mais trabalho e aumenta os custos da construção. O ideal é que o próprio fornecedor dos acabamentos os instale, para que os responsáveis pela obra não precisem ter essa preocupação. Mas para fazer isso, a equipe do fornecedor precisa ser experiente e altamente competente. Caso contrário, a instalação não será feita corretamente, e trará prejuízos para a obra, ao invés de benefícios.
4. Personalização
Cada empreendimento é único e possui suas próprias características arquitetônicas. Acabamentos que não se adéquam ao espaço, ou seja, interferem negativamente no projeto arquitetônico traçado pelos responsáveis, acabam impactando na beleza do ambiente. E isso, sem dúvida, causará estranheza nos futuros usuários do espaço e os deixará frustrados.
É por esse motivo que o fornecedor deve ser flexível, a ponto de disponibilizar acabamentos que sejam personalizáveis e que se adéquem perfeitamente a qualquer ambiente — e também às exigências de segurança e sustentabilidade, se houverem. Assim, o projeto arquitetônico não será alterado, sendo seguido à risca, e garantindo uma ótima experiência aos futuros usuários.
5. Suporte pré e pós-venda
O fornecedor deve oferecer um ótimo suporte antes e depois da venda e instalação dos acabamentos, e que seja compatível com os produtos e com as necessidades de cada cliente. Esse suporte deve servir para solicitar trocas ou manutenções e tirar dúvidas gerais.
Conferiu todos os fatores? Agora é hora de começar a analisá-los para escolher o seu fornecedor de acabamentos! Aproveite para conhecer a Prenova, que trabalha com as melhores marcas de acabamentos do mercado e oferece tudo listado anteriormente.