Aditivos de concreto: Por que NÃO usar o mesmo para toda obra?
8 de junho de 2018 / Postado por admin
Você precisa conhecer os aditivos de concreto!
Quando você inicia uma obra de construção civil na sua casa, escritório, área de lazer, jardim, dentre outros espaços, como você se planeja para garantir o equilíbrio e sucesso de todo o processo? Alguma vez você já pensou sobre o uso de aditivos de concreto e a importância desses para a construção de piscinas, áreas com isolamento térmico e acústico, por exemplo? Quem não é profissional da área de construção civil, arquitetura e design, geralmente não tem acesso a essa informação essencial para qualquer construção.
Acompanhe esse texto e compreenda como você pode economizar tempo e dinheiro apenas escolhendo os aditivos de concreto mais adequados para a sua obra. É necessário planejar e com o concreto utilizado não é diferente! Conheça os principais aditivos de concreto para fazer uma escolha correta.
O que é o concreto?
O concreto é uma mistura de cimento, água, brita e areia. As proporções podem ser alteradas, modificando, assim, as características (resistência mecânica, porosidade, elasticidade, viscosidade, por exemplo) da pasta. A qualidade desses materiais também altera a qualidade da massa. A água hidrata o cimento e reage quimicamente transformando-o em uma massa aglomerante, sendo a brita e a areia, chamadas de fragmentos agregados.
A proporção entre água e cimento é tecnicamente denominada fator água/cimento. A proporção entre todos os materiais que constituem o cimento é chamada de traço ou dosagem, podendo ainda ser obtidos cimentos especiais, a partir do acréscimo de aditivos do concreto à pasta, como: isopor, pigmentos, fibras, plastificantes, modificadores de pega e viscosidade.
Conheça, a seguir, alguns dos tipos mais comuns de pastas a base de cimento:
1- Pasta de Cimento: Cimento + Água;
2- Argamassa: Pasta de Cimento + Areia + Cal (muito aplicada em contrapisos, revestimentos internos e externos, para impermeabilizações, regularização de superfícies, assentamentos de cerâmica, pedras e alvenaria);
3- Argamassa Armada: Argamassa + Tela (muito empregada em estruturas de pequeno porte, como peitoris e reservatórios de água);
4- Concreto: Pasta de Cimento + Água + Brita (age como protetor físico e químico para as superfícies onde é aplicado);
5- Concretos Especiais: Concretos + Adições (sua função depende do tipo do aditivo empregado);
6- Concreto Armado: Concreto/Concretos Especiais + Aço (usado na estrutura de edifícios, resistindo muito bem a esforços de tração).
Aditivos de concreto mais comuns
O uso de aditivos de concreto é tão antigo quanto o uso do cimento e vem evoluído com o passar do tempo, principalmente com o advento de novas tecnologias. Veja, a seguir, os principais tipo de aditivos encontrados atualmente:
1- Incorporadores de Ar: incorporam ar ao concreto, diminuindo a tensão superficial da água tornando a pasta mais lubrificada e aderente. São muito empregados para peças cimentícias que precisam ser enformadas, uma vez que o acabamento é mais uniforme, deixando as arestas melhor acabadas;
2- Plastificantes e Superplastificantes: plastificam o concreto, melhorando a consistência da pasta sem a necessidade de adição de água e aumentam a durabilidade do material. Os superplastificantes geram o mesmo efeito, a diferença é que a quantidade de aditivo utilizada é bem menor;
3- Alteradores de Pega: esses aditivos podem acelerar ou retardar o tempo de pega do concreto. O aceleradores facilitam a dissolução de cal e sílica, diminuindo o tempo de hidratação e endurecimento da pasta. São muito empregados para reduzir o tempo de acabamento das obras. Já os retardadores de pega aumentam o tempo de trabalhabilidade da pasta, sendo ideais para regiões de clima quente;
4- Modificadores de Viscosidade: aumentam a aglutinação da pasta, possibilitando assim o seu bombeamento, tornando a aplicação do material mais rápida.
Os aditivos de concreto permitem aplicações da pasta cimentícia que seriam inviáveis com a mistura convencional, estando disponíveis em estado líquido ou em pó. Dentre os concretos especiais, tem-se o concreto projetado, empregado em construções subterrâneas, uma vez que seus aditivos aceleram o processo de secagem, propiciando melhor adesão e selamento da superfície.
Outro exemplo de concreto especial é o concreto submerso, empregado em ambientes subaquáticos. Os aditivos proporcionam maior coesão ao concreto, evitando a dispersão dos grãos em contato com a água.
Escolha sempre um fornecedor conceituado, desde o concreto até os acabamentos
A Prenova é uma empresa especializada em tornar ambientes mais harmoniosos, seguros, confortáveis e com o melhor custo benefício, sendo referência no mercado brasileiro de engenharia, arquitetura e decoração. Conte com o suporte, de uma equipe de excelência, desde a implementação do projeto até a assistência técnica de pós-venda. Conheça os melhores acabamentos arquitetônicos do mercado e potencialize a qualidade de suas obras!