6 características de um bom sistema de portas automáticas
24 de fevereiro de 2017 / Postado por admin
Na hora de adquirir um sistema de portas automáticas, o responsável pela empresa, shopping, hospital ou qualquer outro empreendimento deve ficar muito atento.
Isso porque existem algumas características importantes que diferem um sistema ótimo de um muito ruim. E se ele não as observar, correrá o risco de comprar uma solução que não cumpre as principais funções do sistema de portas automáticas: dar conforto, elegância e segurança aos ambientes.
Abaixo, listamos algumas características que um sistema de portas automáticas deve ter para ser considerado ‘de qualidade. Veja quais são elas a seguir!
1. Ter um longo tempo de vida útil
O sistema de porta automática deve ter um longo tempo de vida útil, para que a empresa não tenha que submetê-lo a manutenções ou mesmo trocá-lo no curto prazo. Também é preciso se atentar à questão da experiência da marca. O ideal é que o fornecedor tenha uma presença sólida no mercado, para que a empresa possa contar com a certeza de que ele não irá ‘fechar as portas’ e deixar de lhe prestar assistência técnica futuramente.
2. Possuir mecanismos confiáveis embutidos
Um bom sistema de portas automáticas também possui mecanismos tecnológicos embutidos que apresentam baixos níveis de falhas no dia a dia. Um exemplo é o sensor anti esmagamento, que faz com que as folhas móveis retornem caso identifiquem algum obstáculo na área de abertura do sistema. Assim, ele consegue fazer com que danos e acidentes sejam evitados.
Mecanismos extremamente confiáveis são importantes principalmente para casos de emergência. Se houver algum incidente ou corte de eletricidade, o sistema de portas automáticas deve funcionar perfeitamente para oferecer total segurança aos usuários.
3. Ter um baixo índice de manutenção
A manutenção de estruturas e equipamentos é algo que costuma causar grandes transtornos aos responsáveis por empreendimentos. Isso porque, além de gerar muitas despesas, ela ainda atrapalha a rotina das pessoas que frequentam o local. Um bom sistema de portas automáticas deve evitar isso funcionando perfeitamente, praticamente o tempo todo, e exigindo o mínimo possível de manutenção corretiva. Mas isso desde que o fornecedor elabore um plano eficiente de manutenção preventiva.
4. Apresentar uma ótima performance na abertura e fechamento
A velocidade de abertura e fechamento é um fator que influi diretamente no conforto das pessoas (para elas não sentirem a presença de uma ‘barreira’ ao passarem pelas portas) e também na preservação da temperatura do ambiente (o que ajuda na economia de energia elétrica). Existem no mercado modelos com velocidade de abertura que podem chegar até 2m/s para uma porta de duas folhas móveis.
5. Possuir uma ótima estética e sofisticação
A estética do sistema de portas automáticas é muito importante. Afinal, elas geralmente são colocadas na entrada de escritórios, shoppings, hospitais, etc., e ficam expostas para todos que passam na rua. Isto sem contar que as portas automáticas muitas vezes compõem a fachada. Se elas não possuírem uma boa estética ou se não estiverem em harmonia, acabarão impactando negativamente o visual do empreendimento.
E além de contribuírem para a estética, as portas automáticas também devem otimizar o espaço e permitir um maior aproveitamento da área de entrada. Os melhores fornecedores de portas automáticas do mercado oferecem sistemas cuja estética se adéqua ao perfil de cada cliente. Se for necessário, por exemplo, cobrir os parafusos do sistema, para eles não ficarem visíveis ao público, eles conseguem fazer isso.
6. Proporcionar conforto e bem-estar aos usuários
Um bom sistema de portas automáticas também deve proporcionar bem-estar, equilibrando a entrada de som e luz nos espaços. Além disso, ele deve oferecer conforto para as pessoas que entram e saem do ambiente, por meio da rápida abertura das folhas móveis.
Os sistemas de portas automáticas propiciam conforto principalmente para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais, pois não terão que fazer qualquer esforço para abri-las – algo que poderia comprometer a sua saúde.
Conferiu todas as características? Agora é hora de avaliar cuidadosamente se os sistemas que você está pretendendo adquirir possui todas elas. Se tiver ficado com alguma dúvida, basta escrevê-la nos comentários!