Como evitar erros na construção de obra civil?
7 de julho de 2017 / Postado por admin
A construção de uma casa ou de um prédio de apartamentos é um trabalho estressante e, em muitos casos, pode se tornar um problema real.
Falhas de construção, escolher o projeto mais barato, não determinar o prazo para entrega, tudo pode ter graves consequências sobre o andamento e a finalização de um projeto. Mas quais são os erros mais comuns na execução de um projeto?
Escolher o projeto mais barato na construção de obra civil
Ninguém gosta de pagar caro por um projeto, mas a construção de uma casa é uma daquelas situações em que é importante não escolher se baseando somente no preço.
Detalhes como a qualidade dos materiais de cada proposta recebida, o tempo de execução de cada tarefa, o número e o profissionalismo dos trabalhadores que você irá contratar: todas essas questões podem tornar um orçamento mais caro ou mais barato e são muito importantes porque no final, o mais barato pode sair muito caro.
Não ouvir os conselhos de vizinhos, amigos e familiares
No caso de mudanças ou construções estruturais significativas é interessante conhecer a experiência dos vizinhos, amigos ou parentes que já levaram a cabo uma construção de obra civil semelhante a sua. É importante valorizar as suas opiniões e aprender com seus erros.
Não seguir o conselho de profissionais contratados
Se você escolheu cuidadosamente um profissional para realizar a construção da sua casa é razoável, pelo menos, ouvir suas sugestões e conselhos e propostas para melhorar o resultado da sua obra.
Não é que o arquiteto deva escolher a cor da sua sala, mas ele provavelmente sabe o tipo de pintura mais adequada ao projeto.
Não pedir um orçamento detalhado
É melhor ser o mais específico e meticuloso possível nessa matéria, especialmente se você estiver realizando uma grande construção de obra civil. Inevitavelmente surgirão mudanças imprevistas durante o projeto. Por isso é importante que qualquer problema ou contratempo e os termos de reforma, tanto gerais quanto os específicos, estejam devidamente acordados em um contrato escrito, aprovado e assinado por ambas as partes.
Deixar a obra sem supervisão
Depois de iniciar o trabalho de construção é altamente recomendado que, pelo menos, uma vez por dia você possa monitorar o progresso do trabalho. Monitorar o progresso da obra evita mal-entendidos, atrasos e problemas. Além disso, mostre-se sempre acessível, flexível e aberto ao diálogo com os vários profissionais que trabalham para você.
Deixar a data de conclusão do trabalho em aberto
Não assinar um acordo com os gestores da sua obra constando a data de conclusão esperada é um erro comum que leva a muitos problemas e desentendimentos.
No entanto, você deve sempre buscar sempre um acordo e ser flexível e exigir dos trabalhadores possíveis sinceridade sobre os possíveis atrasos.
Pagar o trabalho antecipadamente
É habitual que antes de iniciar uma construção, especialmente se for um trabalho de grande porte, os profissionais pedirem um adiantamento sobre o montante total, muitas vezes, mediante a aquisição de materiais, por exemplo. Há muitas possibilidades para fixar o número e a periodicidade dos pagamentos para a reforma, mas é importante nunca pagar o total da obra antes do trabalho estar realmente finalizado.
Não pedir informações sobre licenças ou autorizações necessárias para a construção
Toda construção precisa de uma licença ou autorização para que possa ser realizada. O melhor e mais recomendado é reportar ao CREA sobre esta questão antes de iniciar a construção de uma casa.
Se você evitar esses erros comuns na construção de uma casa percorrerá um caminho mais tranquilo no processo e o resultado final será um sucesso como você planejou.
E você? Que problemas já enfrentou na construção de obra civil?