[Kit Porta Pronta] Principais critérios de especificação, segundo a NBR 15930
9 de março de 2018 / Postado por admin
O kit Porta Pronta é um recurso arquitetônico que reduz o cronograma de construção e gera economia com mão de obra e gestão de resíduos.
Essas vantagens advêm da facilidade que o kit Porta Pronta oferece aos envolvidos no processo, por ser entregue na obra pronto para ser instalado.
Antes, o kit Porta Pronta era escolhido com base apenas no modelo construtivo de fabricação: porta de colmeia, sarrafeada, semissólida, sólida etc.
Recentemente, as mudanças impostas pela NBR 15575 estabeleceram perfis de desempenho das portas de madeira e suas respectivas classificações de acordo com a ocupação e local de uso.
Conheça os principais critérios de especificação, segundo a NBR 15930 e garanta a adequação dos seus projetos.
Vantagens da NBR 15930
Em um mercado regulado, todos ganham: fabricante, instalador, construtor, usuário e contratante.
A vida do comprador fica mais fácil, pois com o kit Porta Pronta não é preciso pesquisar, comprar e administrar prazos de entrega de diferentes itens, como batentes, folhas de portas, fechaduras, espaçadores e dobradiças.
Para o engenheiro e os montadores também fica mais simples especificar, armazenar, manusear e instalar um produto que já vem pré-montado de fábrica.
Para o consumidor é mais seguro utilizar produtos que atendam aos padrões mínimos de conforto ambiental, acessibilidade e segurança estrutural, no uso e operação cotidianos.
Especificações da NBR 15930
A quantidade de ciclos de abertura e fechamento de uma porta de madeira varia conforme suas características de uso, tornando o nível de exigência da porta diferente em cada situação.
A nova norma define os tipos de empreendimento e seu volume de tráfego para estabelecer os padrões dimensionais ideias para cada caso, considerando o local de instalação e outros fatores.
Tudo isso com o objetivo de determinar o nível mínimo de desempenho da porta de acordo com o esforço e as situações às quais o produto será submetido.
Classificações
Estas são as principais classificações que o regulamento estabelece:
Tipo de empreendimento
– Coletivo: corporativo, comércio e serviços;
– Público: hospitais, escolas etc.;
– Privado: residencial.
Tipo de uso das portas
– Porta de entrada resistente à umidade (PEM RU);
– Porta interna resistente à umidade (PIM RU);
– Porta de entrada (PEM);
– Porta externa (PXM).
Padrões dimensionais
– Superpesado;
– Pesado;
– Médio;
– Leve.
Local de Instalação
– Ambiente externo;
– Recinto interno;
– Área molhada;
– Local seco.
Volume de tráfego
– Moderado;
– Regular;
– Intenso.
Desempenho
– Superior;
– Intermediário;
– Mínimo.
Requisitos adicionais
Entre os requisitos adicionais determinados pela NBR 15930 o isolamento acústico e a área de uso e vão têm gerado muitas dúvidas. De forma resumida, eles devem seguir a seguinte regra:
Isolamento acústico
A parte 4 da NBR 15575 trata do conforto acústico no ambiente, determinando que o nível de ruído aceitável para portas internas entre a unidade habitacional e a área comum do empreendimento seja de até 30 dB.
Áreas com classificação mínima de desempenho devem garantir isolamento entre 21 e 24 dB e espaços com classificação superior devem proporcionar isolamento acústico acima de 41 dB.
O uso de borracha amortecedora no batente (forra ou caixilho) pode auxiliar no cumprimento da meta estabelecida pelo regulamento, assim como a utilização de guilhotinas de vedação na parte inferior da folha, pois ajudam a vedar frestas.
Vão
A NBR 15575 especifica que, a partir do piso acabado, o vão deve ser 8 cm maior do que a porta, considerando sua largura, e 5 cm maior do que a altura.
Proteção dos kit porta pronta dentro norma
As portas de madeira devem ser transportas e armazenadas adequadamente para preservar suas características físicas originais de fábrica, garantindo seu perfeito estado na hora da instalação, para cumprimento do regulamento.
O kit Porta Pronta não deve ser arrastado, nem sofrer impactos bruscos. O produto deve ser armazenado sobre paletes para evitar contato direto com o piso e também precisa ser protegido contra as variações climáticas.
Não é recomendável que a armazenagem do kit no canteiro de obras ultrapasse o período de dois meses.
Portas de madeira são itens funcionais nos projetos arquitetônicos, com interferência direta na segurança, no conforto e no visual do ambiente. Diante desse cenários, a NBR 15930 traz uma importante padronização nesse seguimento, visando a uniformidade desse mercado.
Gostou deste artigo sobre os principais critérios de especificação, segundo a NBR 15930?
E você? Ainda tem dúvidas sobre as mudanças trazidas pela norma? Conte pra gente nos comentários.