Guarnições e batentes: quais são os materiais mais utilizados
23 de fevereiro de 2018 / Postado por admin
Guarnições e batentes são elementos negligenciados no design de interiores diante de outros itens funcionais e decorativos do projeto, como os revestimentos de pisos e paredes.
Muitas vezes, a falta de atenção para com a escolha das guarnições e dos batentes pode desvalorizar toda a decoração do espaço, tanto em ambientes residenciais, quanto em espaços comerciais.
As guarnições são detalhes que conferem personalidade aos ambientes, como acabamento para os mais diversos estilos de decoração: clássico, sofisticado, despojado ou conservador.
Além das tradicionais peças de madeira, lisa ou moldurada, guarnições e batentes ganharam uma nova aparência, a partir de modelos, cores e materiais diferenciados.
Descubra quais são os materiais mais utilizados em guarnições e batentes e inove na decoração de ambientes.
Guarnições e batentes na decoração
A guarnição deixou de ser uma peça utilizada apenas para encobrir o vazio ou a espuma expansiva entre a parede e o batente e passou a ser um item que compõe o décor, como uma moldura de porta, em harmonia com outros elementos do ambiente.
Uma composição equilibrada na decoração de interiores acontece quando a porta dialoga com o batente, que orna com a guarnição, que se integra ao restante do décor.
A guarnição, essa pequena área com largura geralmente entre 5 e 10 cm em volta da porta, pode compor a decoração em combinação ou até mesmo em contraste com o rodapé, independentemente do tipo de porta: de correr, pivotante, sanfonada, camarão ou tradicional.
É possível inovar no décor com a tendência crescente do uso de peças mais largas nos projetos arquitetônicos atuais, sendo as guarnições com medidas entre 7 e 18 cm e os rodapés entre 15 e 20 cm de largura.
Há também como alterar em alguns fornecedores a espessura da guarnição, que tipicamente é igual a do rodapé de cerca de 14mm, para valores como 19mm, criando um rebaixo na junção rodapé/guarnição. O sóculo também é um acessório que pode ser utilizado para criar este efeito e dar um requinte a mais.
Novos materiais para guarnições e batentes
Até há pouco tempo, guarnições e batentes eram feitos basicamente de madeira. Com o desenvolvimento e a aplicação de novos materiais na construção civil, como Alumínio, PVC, MDF Naval e Poliestireno, surgiram modelos diferenciados de guarnições e batentes, mais resistentes, duráveis e seguros.
Estes materiais têm características distintas, que podem se adequar melhor a determinados tipos de projetos.
As guarnições de PVC são resistentes e colaboram para o isolamento térmico e acústico do ambiente, no entanto, sua variação em modelos é bem menor dos que os materiais já mais disseminados.
No caso do Poliestireno ou MDF Naval, a guarnição pode tornar-se ainda mais decorativa, pois pode ser pintada com laca nitro celulose (pintura automotiva), látex PVA, acrílico, esmalte sintético ou epóxi.
Já no caso do alumínio, a pintura pode ser feita com resina colorida ou simulando a aparência de outros materiais, como a madeira e o mármore.
Também há modelos de guarnições feitas de ferro e de folhas de MDF tradicional, no entanto, eles exigem mais cuidados de conservação e manutenção, além de oferecerem menor durabilidade, pois não são resistentes à umidade, nem à maresia, por exemplo.
Novos usos para guarnições e batentes
Guarnições e batentes de alumínio, PVC, Poliestireno e de madeira tratada vêm sendo cada vez mais utilizados em ambientes comerciais e estabelecimentos de alto tráfego, como hospitais, clínicas, laboratórios, hotéis, escritórios e centros comerciais, tanto em Kits de portas pronta quanto na construção tradicional.
Guarnições e batentes são recursos para elevar o nível do projeto de interiores, transformando o resultado final da obra, sem aumentar muito a necessidade de investimento.
Gostou deste artigo sobre os materiais mais utilizados em guarnições e batentes? E você, quais são os tipos de guarnições e batentes que você mais utiliza em seus projetos? Conte pra gente nos comentários.