A importância da iluminação para a saúde nos ambientes hospitalares
3 de fevereiro de 2017 / Postado por admin
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a iluminação natural em ambientes hospitalares possui funções que vão muito além de simplesmente iluminar as salas e corredores.
Conforme estudos vêm demonstrando ao longo dos anos, ambientes hospitalares iluminados da forma correta podem auxiliar o paciente regulando seu sistema metabólico, melhorando suas condições psicológicas e, consequentemente, influenciando no tempo de recuperação.
Isso sem citar a economia e segurança decorrentes de uma maior eficiência energética resultante de um sistema de iluminação natural moderno e devidamente planejado.
Na Europa, por exemplo, persianas entre vidros e soluções inovadoras para fachadas têm sido utilizadas por diversos hospitais devido a seu alto grau de passagem de luz natural (mesmo em dias nublados), bloqueio do calor, fácil higienização, diminuição de infecções hospitalares, redução dos custos operacionais e bem estar geral dos pacientes.
Apesar da preocupação com a iluminação natural em ambientes hospitalares ainda ser rara no Brasil, hospitais referência como o Sírio-Libanês, Albert Einstein, Hcor e outros, inclusive diversos públicos, já utilizam os sistemas de persianas entre vidros insulados (vidro duplo) com acionamento magnético — denominados a partir daqui simplesmente como persianas entre vidros — para alcançar resultados diferenciados como os alcançados pelos hospitais europeus.
Como afirma Philippe Faucon, diretor comercial da Screenline:
“Quando se usa persianas dentro dos vidros, é possível ter uma eficiência energética máxima com um fator solar de até 12%, o que quer dizer que se impede a entrada de 88% da energia ou calor conduzido pela luz. Além da eficiente proteção contra o calor, o sistema mantém, ao mesmo tempo, uma grande entrada de luz natural no edifício, mesmo nos dias nublados”.
Por que a iluminação adequada em ambientes hospitalares é tão importante?
Existem, basicamente, quatro benefícios comprovados de uma iluminação adequada em ambientes hospitalares:
1. Melhora as condições psicológicas dos pacientes
Apesar de diversos estudos internacionais comprovarem os efeitos negativos da má iluminação sobre o humor dos pacientes, ainda são raros os ambientes hospitalares no Brasil que realmente se preocupam com o tema.
Ambientes extremamente “brilhosos” ou com luz branca e azulada, podem deixar o paciente mais agitado, sem sono e ansioso quanto à recuperação.
A falta da iluminação natural por um longo período, pode alterar o ritmo circadiano do paciente e, em alguns casos, levá-lo a um quadro de depressão, como demonstram estudos recentes realizados na Europa.
Então qual é a iluminação ideal para ambientes hospitalares?
Segundo especialistas, a melhor alternativa é instalar janelas e persianas planejadas, que protejam contra os raios de sol, porém que não alterem a cor da luz natural, e também possibilitem ao paciente ajustar a entrada de luz conforme o seu gosto.
2. Aumenta a sensação de limpeza, higiene e tranquilidade
Se não higienizadas adequadamente, cortinas internas, brises e persianas podem apresentar grande risco de infecções hospitalares.
Por isso, investir em um sistema de controle solar de qualidade e que facilite o trabalho de higienização, é uma ótima alternativa para redução de riscos e custos dentro do hospital, além de aumentar a tranquilidade do paciente que certamente se sentirá mais à vontade num ambiente perfeitamente limpo e iluminado.
3. Aumento da imunidade dos pacientes
Uma iluminação planejada e flexível nos ambientes hospitalares também contribui significativamente para a regulação saudável do metabolismo e, consequentemente, mais rapidez no desenvolvimento da imunidade dos pacientes.
Além do benefício óbvio de uma boa imunidade, que é a preservação da saúde, pacientes com imunidade elevada possuem uma chance muito menor de desenvolver complicações — como a infecção hospitalar — e necessitam de um tempo reduzido de internação, aumentando a segurança do hospital e também melhorando seus resultados financeiros.
4. Custo de manutenção
Atualmente, existem sistemas de controle solar com custo de aquisição relativamente baixo, mas devido a sua necessidade de manutenções constantes e seu curto período de vida útil, tornam-se cada vez mais caros. O ideal é adquirir um sistema durável e que exija pouca manutenção, pois desta maneira seu custo de aquisição pode até ser superior, porém a curto prazo se torna mais econômico e viável, além de não gerar resíduos para o meio ambiente como produtos de limpeza, lixo, etc.
Considerações finais
Definitivamente, a iluminação natural em ambientes hospitalares é uma grande aliada no combate às infecções, desgaste (psicológico e físico) dos pacientes e, principalmente, desperdício de recursos.
Estudos demonstram que a infecção hospitalar no Brasil atinge entre 15% e 18% dos pacientes internados. O tratamento de uma infecção hospitalar custa, em média, R$ 55 mil — sem considerar os pacientes que vêm a óbito.
Ou seja, investir em um sistema de controle solar adequado e planejado para ambientes hospitalares, não é somente privilégio de alguns grandes hospitais privados e públicos, e sim uma necessidade real e urgente de todas as instituições brasileiras que possuem a nobre missão de salvar vidas.