Quais as vantagens de utilizar acabamento para junta de dilatação para piso?

junta de dilatação

16 de junho de 2017 / Postado por admin

Todos os materiais, incluindo o concreto, se expandem ou se contraem com o aumento ou com a diminuição da temperatura. Se medidas adequadas não forem tomadas para assegurar a expansão e a contração do piso devido a essas alterações da temperatura, podem ocorrer fissuras.

O concreto não é uma substância elástica, e, portanto, não se dobra e nem sofre estiramentos. Juntas de dilatação para piso devem ser introduzidas no concreto para que as partes contíguas atuem como corpos rígidos independentes. Isso significa que, sob a ação de recalques, mudanças de temperatura ou insolação, cada parte movimenta-se lateralmente à junta, sem introduzir tensões na parte adjacente.

Quais as vantagens de Acabamentos para junta de dilatação para piso?

Para evitar efeitos nocivos devido a movimentação do concreto, juntas de dilatação devem ser incorporadas na construção de estruturas de concreto, incluindo fundações, paredes e lajes de pavimentação. As juntas de dilatação precisam ser cuidadosamente projetadas, localizadas e instaladas.

O que ocorre é que com as necessárias juntas você promove um impacto negativo em relação ao acabamento do piso, com uma área onde não será, ou pelo menos não deveria ser aplicado o revestimento tradicional, sendo também uma área que se não bem tratada pode ocasionar depósito de sujeira, umidade ou afetar de alguma maneira a acessibilidade caso venha se tornar um ponto de tropicão.

Características dos acabamentos para juntas de dilatação

Os acabamentos para Juntas de expansão permitem o “fechamento” da junta permitindo ainda a contração térmica e a expansão do piso concreto sem induzir tensões nos elementos.

Estanqueidade é um fator importante permitindo-se que o produto e sua forma de instalação façam que o acabamento suporte por exemplo a higienização com água sem promover a entrada de umidade dentro da junta.

No quesito aparência podemos utilizar diversos modelos para um mesmo fim, porém há que se pensar nesse item com antecedência, pois os modelos de embutir devem ser instalados ou planejados sua folga para instalação no momento da confecção do contrapiso ou da massa corrida de parede, e antes da instalação/aplicação dos revestimentos finais.

Os acabamentos mais conhecidos são utilizados nos encontros tradicionais como da junta piso-piso (horizontal) ou da junta parede-parede (vertical) com modelos específicos para cada uma das situações.  Existem ainda modelos de encontros específicos para um encontro de piso-parede (no piso mas adjacentes em um de seus lados a uma parede), da mesma forma que para o encontro de parede-parede existem modelos para o canto (corner).

Instalação das juntas de dilatação

Para a instalação das juntas de dilatação, o local deve ser preparado para receber o modelo de acabamento de junta de dilatação escolhido. Deve-se utilizar equipe especializada ou seguir rigorosamente as instruções do fabricante do acabamento em questão.

No caso dos modelos de embutir é muito importante “gabaritar” a altura do revestimento final em toda essa equação, para que na instalação desse último revestimento o conjunto fique todo nivelado com uma boa apresentação e também que não provoque possíveis tropeções durante o tráfego dos usuários.

Planejamento orçamentário

Embora seja algo que esteja mudando, tipicamente no Brasil a escolha mais conhecida é o acabamento de juntas de dilatação com uma resina elástica para vedação chamada mastique.

Tal método não tem a melhor aparência, e exige uma manutenção contínua de retirada do material que se deteriora relativamente rápido com o uso, por um novo gerando um contínuo inconveniente para quem assume a operação da edificação, principalmente porque no final de sua vida útil a junta fica ainda mais feia, acumulando sujidade de difícil remoção.

Para não haver distorções de preços desta solução mais rudimentar acima em relação a sistemas desenvolvidos com polímeros e perfis de alumínio de altíssima durabilidade é fundamental que no orçamento inicial este item seja investigado e incluído na planilha orçamentária já pensando nas variáveis expostas acima.

Os modelos de sobrepor são alternativas também para aplicações onde os revestimentos já se encontram instalados e o cliente não esteja satisfeito com a alternativa atual.

E você? Deseja aplicar acabamento para juntas de dilatação para garantir a integridade do seu projeto? Entre em contato com a Prenova!