Kit Porta Pronta: como preparar a obra para a sua instalação?
11 de agosto de 2017 / Postado por admin
Facilidade. Isso é o que todos desejam e procuram nos dias de hoje, principalmente quem lida com obras.
Não é à toa que muitos gestores e engenheiros responsáveis por grandes construções, e também pessoas que lidam com pequenas obras, estão dando preferência aos Kits Porta Pronta.
Esse Kit, como o próprio nome diz, já vem pronto para ser instalado. Não é necessário cortar madeiras, fazer lixamentos, realizar pinturas e dar acabamentos finais. Basta posicioná-la nos vãos e instalá-lo juntamente com as ferragens.
Mas assim como qualquer outro material, é preciso tomar muito cuidado com o Kit Porta Pronta e preparar a obra para a sua chegada e instalação.
A seguir, mostraremos tudo o que deve ser feito para preparar a obra para a instalação do Kit Porta Pronta.
Verificar se as dimensões dos vãos estão corretas
Os fornecedores de Kits Porta Pronta informam o tamanho das portas e também as dimensões que os vãos precisam ter para elas serem perfeitamente encaixadas.
Se os vãos tiverem alguns centímetros a mais ou a menos do que o ideal, a porta não poderá ser instalada. E isso gerará retrabalho para a correção das dimensões dos vãos e aumentará os custos da obra.
É por isso que o primeiro passo para preparar a obra para a instalação do Kit Porta Pronta é verificar se as dimensões estão corretas, com base nos números repassados pelo fornecedor. Isso evitará que a etapa de instalação das portas seja paralisada no momento em que os Kits chegarem na obra.
Retirar os entulhos ao redor dos vãos
O Kit Porta Pronta deve ser instalado na fase final da obra. O piso e o teto precisam estar finalizados, e as paredes com, no mínimo, uma demão de tinta.
E como nessa fase ainda restam muitos entulhos espalhados pela obra, é preciso mandar a equipe retirá-los, pelo menos os que ficam ao redor dos vãos onde as portas serão instaladas.
Isso facilitará o processo de instalação, dará mais espaço para a equipe responsável por ela trabalhar e evitará acidentes, que podem afetar a beleza e a funcionalidade da porta.
Enviar os colaboradores e os equipamentos para outras áreas
Quem não for responsável pelo processo de instalação do Kit Porta Pronta, deve ser enviado para outra área da obra.
Isso é necessário para aglomerações não serem geradas e o trabalho do pessoal responsável pela instalação não ser prejudicado.
Ferramentas e equipamentos que não forem necessários para a instalação também devem ser enviados para outros locais da obra, ou destinados ao almoxarifado.
Planejar o caminho que os Kits percorrerão até os vãos
Os Kits Porta Pronta não podem ser transportados de qualquer forma. É preciso muito cuidado, pois uma queda ou uma simples batida pode danificar sua estrutura e afetar a sua beleza e funcionalidade.
Principalmente em canteiros de obra muito movimentados, é preciso planejar como os Kits serão transportados desde a área de descarregamento até o local onde serão instalados.
É importante ‘limpar’ os caminhos, deixando-os livres de entulhos, ferramentas e de colaboradores.
Também é preciso orientar o pessoal que irá transportar os Kits sobre a maneira correta de se fazer isso, conforme as recomendações do seu fornecedor.
Preparar um local para armazenagem
Se o Kit Porta Pronta não puder ser instalado após a sua entrega, ele deve ser armazenado em um local seguro na obra.
Esse local deve ser seco, protegido contra intempéries e não ter um fluxo muito grande de colaboradores.
Isso é o que deve ser feito para preparar a obra para a instalação do Kit Porta Pronta. É importante lembrarmos que o processo de instalação deve ser feito por profissionais especializados, que já tenham experiência com esse tipo de porta.
Alguns fornecedores disponibilizam equipes que fazem essa instalação, para que o pessoal da obra não precise se preocupar com isso e foque em outros processos.
Entendeu como preparar a obra para a instalação do Kit Porta Pronta? Se tiver ficado com alguma dúvida, escreva-a nos comentários para que possamos lhe ajudar!