Porta para ambientes pequenos: qual o melhor modelo?
13 de setembro de 2019 / Postado por admin
Uma porta para ambientes pequenos é uma solução elegante e moderna para quem deseja driblar a falta de espaço característica das construções contemporâneas.
Ótima aliada de uma decoração bonita, prática e funcional pode ser sanfonada, espelhada, de celeiro, embutida e ainda de correr, modelo usado em diferentes ambientes contribuindo para a otimização e integração de diferentes espaços.
Não sabe qual modelo escolher para o seu projeto? Para te inspirar, neste post vamos apresentar alguns tipos de porta ideais para ambientes pequenos! Acompanhe!
7 modelos de porta para ambientes pequenos
1. Porta de correr embutida
Não sabe qual porta para ambientes pequenos é ideal para separar o quarto do banheiro? Não tem espaço disponível para o giro da porta? Que tal uma porta de correr embutida?
Esse modelo de porta muito comum em projetos modernos desliza por dentro da parede, economiza espaço e garante a privacidade dos moradores.
2. Porta celeiro
Muito usada no interior de países de clima frio como os Estados Unidos e a Inglaterra a porta celeiro oferece um ar rústico ao ambiente ao exibir elementos como madeira não tratada e ferro forjado.
Muito semelhante ao modelo de correr, ao ser aberta a porta celeiro desliza sobre um trilho aparente fixado junto a parede.
3. Porta dobrável de vidro
Esqueça aquelas portas dobráveis que aparecem nos filmes de época, esse modelo de porta pode ser encontrado nos mais variados estilos e cores, o que o torna ideal para ambientes nos quais as portas tradicionais simplesmente não podem ser instaladas.
Pode ser usada em cozinhas, varandas e ainda para separar o quarto do banheiro. Além disso, a porta dobrável pode ser usada em closets e na dispensa, conferindo um toque extra de charme ao ambiente.
4. Porta rototranslante
Adiciona beleza e sofisticação a um projeto. Ao ser aberta ou fechada, parte da porta pivotante gira em torno de um eixo vertical, o pivô, ao invés de utilizar dobradiças tradicionais, só que diferente do pivô tradicional, aqui esse pivô se movimenta.
Nesse acionamento de abertura apenas parte da folha (cerca de 50%) se projeta para fora do ambiente ao ser aberta e outra parte para dentro, o sistema é ideal para ambientes onde há muitos objetos perto da olha da porta, uma cuba de banheiro por exemplo.
5. Porta sanfonada
Também conhecida como porta camarão, a porta sanfonada tem um tipo de abertura muito semelhante ao instrumento musical: corre por um trilho na parte superior da sua estrutura.
Embora não agrade a todos, esse modelo de porta para ambientes pequenos combina um design funcional com beleza e elegância. Pode exibir partes de vidro que deixam a luz entrar, expandindo a sensação de amplitude. Ao ser aberta, oferece privacidade ao espaço e ao ser fechada, praticamente não ocupa espaço.
6. Porta de correr
Ótima aliada da decoração funcional, esse modelo de porta para ambientes pequenos se abre sutilmente para salas que se pareciam escuras e apertadas, se tornam sofisticados e cheios de charme. Podem ser usadas tanto no interior da casa separando quartos e salas, como se abrindo para varandas e jardins.
Não é possível derrubar paredes para ampliar um espaço? É possível fazer com que ele pareça maior. Portas deslizantes espelhadas refletem mais luz, criando a ilusão de que o espaço é mais iluminado. Além disso, esse modelo de porta pode ser usada em armários, já que é fácil de abrir e não ocupa pouquíssimo espaço. A sua estrutura rígida permite que seja fixada em qualquer ambiente.
7. Porta shoji
Quando uma porta não é uma porta? Quando é uma parede deslizante? As portas shoji proporcionam privacidade e integram diferentes espaços de forma única. Ideal para projetos mais clássicos e elegantes.
Feita de papel washi, a versão tradicional da porta também permite que os quartos contíguos se transformem em um grande espaço quando necessário.
Precisando de portas para o seu projeto de decoração ou reforma? Entre em contato com a Prenova e faça um orçamento personalizado agora mesmo!