Porta para banheiro: 3 dicas para acertar na escolha
19 de julho de 2019 / Postado por admin
A porta para banheiro escolhida para um projeto arquitetônico desempenha um papel de vital importância em uma construção, oferecendo personalidade a um ambiente. Por ser um item utilitário, o foco deve estar na funcionalidade e não no aspecto decorativo.
Além disso, a escolha da porta ideal para o banheiro deve ser feita com cautela e atenção. Como o material está em constante contato com a água é preciso observar a sua qualidade e a sua resistência.
Mas antes de explicar melhor esse aspecto, vamos mostrar alguns tipos de porta que podem ser usadas em um banheiro. Acompanhe!
9 Modelos de porta para banheiro
1. Porta celeiro
A porta celeiro torna um ambiente muito mais acolhedor e confortável e isso, é claro, inclui o banheiro. O modelo pode se adequar a diferentes estilos de arquitetônicos, dos clássicos aos contemporâneos.
Uma ideia particularmente inovadora é usar as portas estilo celeiro para separar o quarto da suíte, o que tornará o ambiente cheio de charme.
2. Porta de correr
Como você sabe, portas de correr não se abrem, mas deslizam pela parede por meio de um trilho. Esse modelo permite economia de espaço já que mecanismo não ocupa o lugar dos objetos funcionais do cômodo. Perfeito não é mesmo?
3. Porta painel de madeira
Esse modelo de porta pode exibir um único painel em cada lado da porta ou vários painéis pequenos. Sua simplicidade e versatilidade fornece um toque de requinte ao ambiente, seja ele grande ou pequeno.
4. Porta francesa
A porta francesa pende de dobradiças que giram em direção ao centro. Pode ser usada em diferentes configurações e se adapta a uma grande variedade de estilos arquitetônicos.
Embora seu uso em banheiros não seja muito comum, esse modelo de porta é capaz de criar um ponto focal em qualquer espaço, permitindo que a entrada do banheiro ganhe grande destaque.
5. Porta de vidro
Esse modelo de porta exibe vidros no lugar dos painéis de madeira. É capaz de integrar diferentes ambiente, por isso é ideal para suítes.
O vidro fosco também pode ser usado na porta para banheiro. A solução torna o ambiente mais iluminado e mantêm a privacidade.
6. Porta com espelho
O espelho não pode faltar em um banheiro, não é mesmo? Então por que não combiná-lo com a porta?
A porta para banheiro com espelho embutido é uma ótima opção para espaços pequenos ou para locais cujo layout não permite que o espelho seja usado em nenhum outro lugar.
7. Porta embutida
Quer que a porta para banheiro não seja vista logo de cara? Uma boa opção é ocultá-la em um conjunto que faz parte de um armário – uma opção tanto para a sala de estar como para o quarto do casal.
8. Telas Shoji
Está projetando um espaço de inspiração japonesa? Considere usar telas shoji no lugar da porta tradicional. Embora esse modelo de porta se pareça com as portas de correr, possui design marcante e materiais que tornarão o projeto único.
9. Porta colorida
Quer adicionar um toque lúdico ao seu projeto? Que tal pintar o painel interior da porta com tinta de quadro? Isso permitirá personalizá-la de formas únicas e divertidas.
Outra maneira de fazer a porta para banheiro se destacar, independentemente de seu tamanho, estilo e design, é por meio da cor. Portas pintadas de tons atraentes, como vermelho, amarelo ou verde são capazes de ampliar o espaço. Use acessórios da mesmo cor nos móveis e louças. O resultado irá surpreender.
Agora que você já conhece alguns modelos de porta para banheiro, vamos entender melhor as características que esse item precisa ter:
3 características de uma boa porta para banheiro
1. Resistência a umidade
O banheiro de uma casa recebe muita umidade: durante o banho o vapor pode se acumular no ambiente e durante a limpeza a umidade pode acabar por comprometer a estrutura da porta.
Para evitar esses problemas, a porta escolhida deve possuir o Certificado PIM RU, o que garante que a porta seja resistente a umidade, permanecendo como nova ao longo do tempo. Lembrando que esta certificação não assegura que a prova seja a prova d´água, ou seja uma porta adequada para ficar em ambiente externo.
2. Ser fabricada com qualidade
A qualidade do material, a excelência do processo de fabricação e a instalação da porta são responsáveis pelo seu bom desempenho. Portas de PVC englobam todas essas características e são uma opção de qualidade para banheiros e outros locais úmidos da casa.
3. Não ser estreita
Claro, apartamentos pequenos ou espaços que precisem ser otimizados ao máximo exigem portas estreitas.
No entanto, caso seja possível, evite portas estreitas. Esse tipo de porta torna mais difícil limpar o ambiente e faz com que o vapor d’água se dissipe mais devagar.
Além disso, uma construção deve atender a todos os públicos, por isso, ao optar por portas amplas, o espaço se tornará mais acessível, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida ou obesas.
Agora que você já sabe como escolher a melhor porta para o seu banheiro, que tal descobrir quais são as melhores ferragens para portas camarão?