A importância das portas automáticas para a biossegurança hospitalar
26 de janeiro de 2018 / Postado por admin
Toda instituição que atua na área da saúde (hospital, clínica, laboratório, etc) deve colocar em prática a biossegurança hospitalar.
A biossegurança hospitalar engloba uma série de medidas que devem ser tomadas para prevenir, eliminar ou reduzir os riscos envolvidos na pesquisa, ensino, produção, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços na área da saúde.
Isso é necessário para a qualidade dos trabalhados realizados ou a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente não serem comprometidos.
E uma das medidas que devem ser tomadas é cuidar da higiene dos ambientes, como salas cirúrgicas, salas de radiologia, salas de observação e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
E uma das maneiras de aumentar a higiene desses e outros ambientes é instalando portas automáticas.
A seguir, mostraremos por que as portas automáticas são tão importantes para a biossegurança hospitalar.
Eliminam o toque na abertura das portas
Portas tradicionais, que precisam ser abertas manualmente, acabam acumulando uma grande quantidade de vírus e bactérias nas maçanetas.
E quando alguém toca nelas, acaba não só se infectando, como também espalhando os vírus e bactérias por outros ambientes.
E isso é algo que não pode acontecer principalmente em salas cirúrgicas e UTIs, pois pode colocar em risco a saúde e a vida dos pacientes.
As portas automáticas não exigem o toque na sua abertura. Elas se abrem rapidamente mediante movimento em seu entorno.
Assim, os colaboradores, os pacientes e os visitantes não se infectam nem espalham vírus e bactérias pelos ambientes, o que ajuda a garantir a biossegurança hospitalar. Prática similar ao que já temos em lavatórios nesses setores com acionamento sem toque pelas mesmas razões.
As portas automáticas herméticas blindam ainda mais os ambientes contra vírus e bactérias, pois possuem vedação em todo o seu perímetro mesmo quando houver pressão positiva ou negativa envolvida, tanto com a alvenaria como com o solo. Estes modelos acabam sendo mais indicados em procedimentos cirúrgicos mais longos e de maior complexidade, já que o controle da atmosfera estéril nestes casos é de suma importância e a porta hermética seria sinérgico ao fluxo laminar por exemplo.
Evitam o acesso não autorizado à áreas restritas
Determinados ambientes não podem ser acessados por qualquer colaborador ou visitante.
Esse é o caso, por exemplo, de laboratórios e salas cirúrgicas.
Se uma pessoa não autorizada entra em um laboratório sem realizar os procedimentos de higiene adequados, ela acaba colocando em risco a qualidade dos diversos trabalhos que estão sendo realizados.
E se um colaborador não autorizado entra em uma sala cirúrgica, ele acaba colocando em risco a saúde e a vida do paciente que está passando por um procedimento.
As portas automáticas evitam esse problema, ao barrarem a entrada de pessoas que não foram autorizadas a entrar nos ambientes.
Elas só permitem o acesso a colaboradores e visitantes autorizados, que conhecem os procedimentos que precisam ser realizados antes de entrarem nos ambientes.
Essa é outra forma das portas automáticas ajudarem a garantir a biossegurança hospitalar.
Facilitam o processo de limpeza das folhas
As portas automáticas possuem folhas e sistemas que não acumulam poeira, vírus e bactérias.
E elas também são projetadas para facilitarem e agilizarem o trabalho da equipe de limpeza.
Dessa forma, é possível manter as portas e os ambientes sempre higienizados.
E é por causa de tudo isso que as portas automáticas são tão importantes para a biossegurança hospitalar.
Elas não só ajudam a garantir a qualidade dos trabalhos que estão sendo realizados no interior dos ambientes, como também evitam que a saúde de colaboradores, visitantes e pacientes – e de animais e do meio ambiente – seja comprometida.
Viu só o quão importantes são as portas automáticas para a biossegurança hospitalar? Então aproveite para conhecer as portas disponibilizadas pela Prenova ou entrar em contato conosco para tirar as suas dúvidas!