Qual o melhor material para portas interiores?
21 de dezembro de 2018 / Postado por admin
Qual material para portas interiores é a escolha perfeita para a sua casa? Ao escolher é preciso levar em consideração o seu projeto de decoração, o ambiente onde as portas interiores serão instaladas, as características de cada material e, é claro, o seu gosto pessoal.
Madeira, alumínio, fibra de vidro e ferro são as principais opções de material para portas. Mas quais as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!
Materiais para portas interiores
Porta de ferro
A porta de ferro é uma escolha muito comum para projetos residências menos sofisticados. Esse modelo de porta deve ser usado em locais pouco expostos a umidade, já que o ferro se oxida muito facilmente. É possível encontrar portas interiores de ferro de vários modelos, desde os mais simples, totalmente fechados, até os modelos mais sofisticados, com partes em vidro.
Uma porta de ferro pode ser usada na cozinha, área de lazer ou na área de serviço e não é a melhor escolha para ambientes como salas, quartos ou banheiros. Para que uma porta de ferro tenha maior durabilidade precisa receber manutenção e pintura constantes.
Porta de madeira
As portas interiores de madeira são elegantes, bonitas e muito resistentes. Podem ser encontradas nas opções ocas, semiocas ou maciças. As portas maciças devem ser usadas como porta de entrada, já que são mais resistentes e duráveis. Já as semisólidas e as semiocas devem ser usadas em espaços internos como quartos, escritórios e cozinhas.
Assim como a porta de ferro, a porta de madeira não deve ser instalada em locais úmidos, pois a umidade acaba por deformar o material, resultando na diminuição da capacidade de vedação.
Portas internas de madeira tradicional exigem manutenção constante e, antes da instalação, deve receber uma pintura de verniz pelo menos para garantir uma camada protetora em relação a umidade.
Porta de alumínio
Leves e muito duráveis, as portas internas de alumínio podem ser usadas em cozinhas, banheiros, corredores externos e outros espaços da casa sujeitos à umidade, uma vez que esse material não oxida em contato com a água da mesma forma que o ferro. Portas de alumínio também são muito usadas em varandas e em áreas de lazer. Esse modelo de porta é mais caro que portas de ferro ou de madeira, no entanto exige menos manutenção.
Existem muito modelos de portas de alumínio para projetos mais sofisticados, porém modelos populares são pouco comuns. Além disso, é possível encontrar portas de alumínio com acabamentos brilhantes ou pintados em cores como branco, bege ou cinza.
Porta de fibra de vidro ou porta de PVC
Se você deseja uma porta com aparência semelhante a madeira, mas que exija menos manutenção considere comprar portas interiores de fibra de vidro ou de PVC para o projeto da sua casa.
Portas de fibra de vidro ou PVC podem ser encontradas em vários tons ou serem pintadas com diferentes cores, a sua escolha. Esse tipo de porta, em geral, é mais durável do que as tradicionais portas de madeira e geralmente resistem bem a arranhões e pequenos amassados.
Quando se trata de custo, no entanto, tendem a ser mais caras que as portas de madeira, mas como possuem uma excelente vedação, são capazes de gerar economia com contas de aquecedor e ar-condicionado.
Procurando portas interiores para o seu projeto arquitetônico? Entre em contato com a Prenova e faça um orçamento personalizado hoje mesmo!