[PSQ-PME] Qual a importância de escolher produtos certificados para a obra?
30 de março de 2018 / Postado por admin
O certificado PSQ-PME (Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações) é a garantia que o consumidor tem de que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) acompanhou e aprovou o processo produtivo do produto que ele está comprado.
De acordo com dados divulgados pela ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), 70% da produção nacional tem potencial para alcançar a qualidade nos padrões PSQ-PME. Isso significa que em 30% dos casos os consumidores correm um sério risco de comprar um produto inadequado às normas de segurança vigentes no país.
Descubra a importância de escolher produtos certificados para a obra e evite preocupações.
O que é o PSQ-PME?
O Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente.
Esse programa tem como objetivos nivelar a qualidade das portas de madeira vendidas em todo território nacional, contribuindo para o aumento da competitividade dos produtos brasileiros e, consequentemente, beneficiando o consumidor final.
Nesse sentido, a ABIMCI atua promovendo ações de normatização, certificação, qualificação profissional, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos.
O selo PSQ-PME certifica que o produto foi produzido de acordo com os padrões de segurança e qualidade estabelecidos pela norma técnica ABNT NBR 15930-2 – Portas de Madeira para Edificações.
O certificado PSQ-PME garante que houve auditoria do sistema de gestão da qualidade na empresa fabricante, com a realização de testes físicos e mecânicos validados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), para comprovar a qualidade técnica e o desempenho por ocupação e uso da porta em questão.
Qual é a importância do certificado?
Para o orçamento da obra
Um produto certificado reduz os riscos de manutenção e substituição de portas defeituosas, reduzindo o desperdício de material e diminuindo os custos da obra com insumos e mão de obra, ocasionados pela eventual necessidade de retrabalho, como a retirada e instalação de um novo produto.
Para os profissionais
Ao escolher uma porta certificada PSQ-PME, os profissionais que fazem a especificação de materiais em projetos da Construção Civil têm certeza de que estão fazendo uma indicação responsável.
Ao especificar um produto com selo PSQ-PME, o profissional está aconselhando uma compra por desempenho e qualidade técnica, garantindo a vida útil da porta e a segurança jurídica da obra, já que o produto cumpre as exigências da norma vigente.
Para o consumidor
O selo certificador é a melhor opção para o consumidor fazer uma compra tranquila, sabendo que o produto escolhido corresponde às suas expectativas no que se refere à qualidade, ao desempenho e à durabilidade da porta.
Assim, não é preciso se preocupar com o estresse causado por eventuais inadequações do produto em relação aos esforços mecânicos e ciclos de abertura e fechamento necessários no cotidiano.
Para o usuário
O usuário final de um produto com a certificação PSQ-PME conta com garantias de qualidade fundamentais dependendo da localização do uso da porta: interno, externo, resistência à umidade etc.
Isso significa mais conforto e segurança ao utilizar um produto que foi amplamente avaliado para diversos fins, como isolamento acústico, resistência ao fogo, isolamento as radiações, isolamento térmico, segurança anti-intrusão, acessibilidade e saída de emergência.
A escolha do fornecedor certo pode poupar tempo e dinheiro no processo de seleção e compra de portas de madeira. Contar com uma empresa que fornece produtos com certificação PSQ-PME, como a Prenova, é uma facilidade para todos os envolvidos no projeto: engenheiros, arquitetos, compradores etc.
Gostou desse artigo sobre a importância de escolher produtos certificados para a obra?
Aproveite e leia também o artigo sobre os principais critérios de especificação, segundo a NBR 15930, em nosso blog.