Reforma da casa: planeje-se antes de começar e evite dor de cabeça!
6 de setembro de 2019 / Postado por admin
Vai fazer a reforma da casa e não sabe por onde começar? Todo projeto de construção ou reforma, seja a renovação de toda uma casa ou uma pequena alteração em um banheiro, exige cuidados e muita dedicação.
Embora o processo possa ser, de fato, muito cansativo, o resultado obtido, com certeza, valerá a pena: uma reforma tornará a sua casa muito mais bonita e funcional. Independente de você estar planejando a reforma sozinho ou se decidiu contratar um arquiteto para te ajudar nessa empreitada, há muito o que fazer antes de começar.
Nesse post vamos dar algumas dicas de como planejar a reforma da casa e evitar dores de cabeça! Vamos lá? Acompanhe!
4 dicas de como se planejar para a reforma da casa
1. Defina o escopo do seu projeto
A primeira coisa a fazer em uma reforma da casa é determinar o escopo da obra. Quais cômodos você precisa remodelar? Será necessário reconstruir toda a cozinha ou basta mudar alguns detalhes?
Estipule todas as mudanças que precisem ser feitas e, em seguida, anote todos os pontos, desde os pequenos reparos da parede da sala até a mudança de toda a rede elétrica da casa.
2. Organize o cronograma da obra
Depois de detalhar tudo o que precisa ser feito durante a reforma, é hora de montar o cronograma da obra. Para começar, defina quais tarefas devem ser feitas primeiro, por exemplo, se a sua cozinha vai passar por uma reforma completa, a parte elétrica e hidráulica deve ser feita antes que os pisos e azulejos tenha sido assentados.
Com o cronograma em mãos é possível analisar quantos profissionais contratar para dar andamento ao seu projeto e quais trabalhos você mesmo poderá fazer.
3. Entreviste os profissionais antes de contratar
De modo geral, os serviços dos profissionais da construção civil custam de 5% a 10% do valor total da obra. No entanto, esse investimento acaba por gerar uma grande economia, já que um trabalho bem-feito durará por muitos anos.
Para escolher o profissional ideal para o seu projeto, peça indicações de amigos, parentes ou de um engenheiro da sua confiança.
Antes de contratar, no entanto, faça várias entrevistas e peça um orçamento prévio do trabalho que será realizado. O ideal é conversar com pelo menos três profissionais antes de contratar.
4. Monte o seu orçamento
Depois de montar o cronograma e entrevistar alguns profissionais para o seu projeto é preciso estipular o orçamento da obra. Essa é uma parte importante da reforma da casa e permite determinar se todas as melhorias que você quer fazer se encaixam, de fato, no seu orçamento.
Esse cálculo deve incluir todos os gastos relacionados a reforma como o pagamento dos funcionários, material de construção, aluguel ou compra de ferramentas. Um das maneiras de montar esse planejamento é anotando todos os itens que serão usados em cada ambiente, incluindo tomadas de parede, portas, bancadas e armários de cozinha.
Essa é a hora de remover ou acrescentar coisas ao seu projeto de modo a fazer com que a sua reforma se ajuste ao seu orçamento.
5. Limpe e organize
Essa é a fase que precede a reforma e serve para garantir que móveis e objetos pessoais permaneçam intactos durante todo o processo. Proteja portas, pisos, paredes, luminárias e quaisquer outros ítens que não serão substituídas ou demolidos durante a reforma.
Aproveite a oportunidade para limpar o espaço: você tem móveis velhos ou panelas que nunca usa? As persianas do seu quarto estão caindo aos pedaços? Jogue todos esses objetos fora e preencha a sua nova casa apenas com coisas lindas e úteis, que você realmente ama.
Agora que você já sabe como começar a reforma da casa, que tal descobrir como escolher a melhor porta para o banheiro da sua casa?